Os Bombeiros Portuenses foram Fundados a 9 de Abril de 1924. Contando, inicialmente com elementos dos Bombeiros Voluntários do Porto, a Comissão Organizadora da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Portuenses, estabeleceu-se num antigo edifício na Rua do Bolhão, a 09 de Abril de 1924 (data da fundação desta Associação Humanitária.).

A partir da sua fundação os Portuenses participaram em diversas iniciativas como a I Grande Parada de Bombeiros e a Romagem a Guimarães pelas Comemorações do Centenário da Fundação da Nacionalidade. Estes foram ainda condecorados em 1927 com o grau de Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração nacional.

Em 1936 receberam o grau de Comendador da Ordem de Benemerência e em 1940 o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo. Dadas as pequenas dimensões do Quartel na Rua do Bolhão, foi sempre ambicionado por estes bombeiros, a mudança de instalações e até mesmo a aquisição de um terreno para a construção de um novo quartel.

Assim em 27 de Abril de 1933, os Portuenses passaram das modestas instalações situadas na Rua do Bolhão, para um edifício situado na Rua de Fernandes Tomás. Finalmente em 1983 a Câmara Municipal do Porto deliberou a cedência de um terreno situado na Rua das Cruzes em Ramalde para a construção de um novo quartel. O lançamento da 1ª pedra ocorreu em 1990 e em 24 de Junho de 1993 foi inaugurado.